No último fim-de-semana estive na cidade de Jeremoabo com minha mulher e filhas, curtindo a festa de São João na companhia de meus compadres e amigos. Os anfitriões, como de costume, capricharam em tudo com muito carinho: pratos especiais, café da manhã reforçado, comidas típicas (canjica, amendoim, milho cozido), licor, além dos tira-gostos e a cerveja bem gelada. Foram três dias maravilhosos. Aliás, o tempo conspirou a nosso favor com muito sol. À noite, a temperatura fria não atrapalhou a ida até a Praça do Forró, local onde foi montado o cenário da festa, com dois palcos (principal e secundário) para apresentação das atrações, muitas barracas de comidas e bebidas, inclusive de energéticos, jogos e parque infantil. (Direitos reservados. Denuncie abusos. Fotos: byJFParanaguá).
Um dos momentos marcantes dos festejos juninos aconteceu na tarde do dia 23 (sábado), quando assistimos pela primeira vez o tão badalado desfile do tradicional casamento matuto.
Fiquei impressionado com o grande número de jeremoabenses e visitantes de outras cidades participando do evento, o charme e beleza das amazonas montadas em seus cavalos enfeitados, carroças decoradas com bandeirolas e palhas de coqueiros, tratores com reboques e carros repletos de gente.
Um show de beleza, muita alegria e criatividade. A animação da galera ficou por conta do cantor Danielzinho e a Banda Forrozão Quarto de Milha no trio Oxigênio.
O município de Jeremoabo está localizado no nordeste baiano, distante de Salvador 380 km, foi povoado primitivamente pelos índios Tupinambás, formado pelos grupos Moungorus e Cariacás.
Tornou-se vila por decreto de 2 de outubro de 1831, ganhando a condição de cidade em 6 de julho de 1925. Jeremoabo significa em língua tupinambá “plantação de Jerimum” ou “plantação de abóbora”.
Veja mais fotos na galeria.
Boa Tarde Paranaguá e ai como vai rapaz? Estava fazendo uma pesquisa sobre o São João de Jeremoabo e acabei encontrando este blog seu, que por coincidência tem esta matéria na qual figuramos(eu,minha esposa e minha filha) como habitantes locais, mais que legal cara, uma bela divulgação da nossa cidade e dos nossos festejos Parabéns. E como é,esse ano retorna?Abraço
PS: aqui é o Mauricio sobrinho do Fernando.
Olá, Maurício!
Obrigado pelo acesso ao blog. Procurei retratar da melhor maneira os festejos juninos de Jeremoabo. Abraço pra você e família.
JFParanaguá.
Eu, como filha da terra, fiquei bastante feliz pela matéria feita. Apesar da modernização, a cidade que este ano completou 87 anos, ainda continua com suas tradições, como mostram as fotos do Casamento do Matuto em época de São João, e a preservação de locais historicos. A cidade é nova, mas a cultuta não! Agradeço ao senhor JF Paranaguá (Meu segundo pai) e reafirmo que sua família, que é minha tambem, sempre será muito bem vinda !
Saudades !
Beijos ;*
Parana,
Parabéns! aprendi mais algumas coisas hoje sobre nossa Bahia e graças a você. Muito agradecida. Abraços
Rai