A ARTE NA RUA

Galeria

A Arte na Rua

O projeto A Arte na Rua é uma proposta de resgate dessas intervenções e inscrições urbanas e, também, do aprendizado e da experiência vividos por mim durante os contatos que venho mantendo com artistas renomados, grafiteiros e ex-pichadores. Esta foi a maneira que encontrei para levar ao conhecimento da população as inúmeras formas de comunicação dessas figuras. Como disse o artista plástico Leonel Mattos: "A arte é a comunicação da vida".

O acervo conta com várias fotos, dos anos de 1983, 2002 e 2006 em diante. A cada momento surge um novo trabalho nas ruas, principalmente por conta do Projeto Graffita, da Prefeitura Municipal de Salvador. Além disso, os grafiteiros que não fazem parte do Projeto Graffita estão tendo mais liberdade para mostrar seus trabalhos.

1ª fase (registros de 1983)

A primeira fase traz pichações com frases metafóricas e enigmáticas, carregadas de protestos políticos, ironias, mensagens de personagens, na época badalados, como Faustino, Clímax, Afoxés do Carnaval, Kaos, BL, U.P.I., Formiga Atômica, Grupoema, Dr. Volo, Nemézio, entre outros, e pessoas que usam os espaços públicos e mídias para manifestarem suas emoções.

2ª fase (registros de 2002 a 2005)

Na segunda fase, são exibidos os trabalhos de vários artistas plásticos, a exemplo de Bel Borba, pioneiro de uma nova forma de arte de rua, utilizando mosaicos de cerâmicas ou azulejos em suas obras.

3ª fase (registros de 2006 em diante)

A terceira fase mostra painéis de vários artistas plásticos, grafiteiro e ex-pichadores.
© 2008 - jfparanagua.com.br | Todos os direitos reservados